Seul exortou Pyongyang a melhorar relações bilaterais com decisões "sábias e corretas"

O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Kim Sung-hwan, exortou hoje a Coreia do Norte a "tomar decisões sábias e corretas" para melhorar as relações bilaterais.
Publicado a
Atualizado a

Este ano "deveremos focar a nossa diplomacia em ajudar a Coreia do Norte a tomar decisões sábias e corretas e a dar continuidade à coordenação política com os países vizinhos", afirmou o governante no seu discurso de Ano Novo, um dia depois de o líder-norte-coreano, Kim Jong-un, ter enviado uma inesperada mensagem conciliadora.

O ministro sul-coreano prometeu oferecer o seu pleno apoio para se alcançarem os novos objetivos diplomáticos com o norte à presidente eleita da Coreia do Sul, Park Geun-hye, que venceu as últimas eleições de 19 de dezembro e assumirá o cargo em fevereiro.

Uma das grandes promessas da campanha eleitoral da nova presidente eleita foi melhorar as relações com a Coreia do Norte, tendo-se manifestado mesmo disposta a reunir-se com o líder norte-coreano caso seja necessário.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Seul não mencionou diretamente o inesperado discurso proferido no primeiro dia de 2013 por Kim Jong-un, que apelou à melhoria das relações entre as duas Coreias.

Esta mensagem de Ano Novo divulgada pela rádio e televisão foi a primeira de um líder norte-coreano desde que Kim il-Sung, avô de Kim Jong-un, o fez em 1994, ano em que morreu.

As Coreias estão tecnicamente em guerra por o conflito que enfrentaram entre 1950 e 1953 ter terminado com um armistício e não com um tratado de paz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt